Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Entenda o que é Hiperplasia Foveolar e como tratar

15/03/2022

Hiperplasia Foveolar é o crescimento significativo das células presentes na camada interna da mucosa do estômago, levando a um espessamento das pregas gástricas. 

Para saber mais detalhes da doença e qual o tratamento, continue acompanhando o post de hoje!

Como ocorre a Hiperplasia Foveolar?

As fovéolas representam criptas minúsculas, situadas na mucosa do estômago. O fundo dessas criptas apresenta um número excessivo de glândulas.

Assim sendo, então, quando o número de células das fovéolas se multiplicam de maneira anormal, ocorre a hiperplasia foveolar.

Em geral, esse tipo de hiperplasia costuma ocorrer em algumas patologias, como por exemplo, a Doença de Ménétrier, de origem desconhecida, mas que é caracterizada pelo crescimento das pregas na mucosa do estômago.

Eventualmente, essas pregas podem apresentar inflamação grave ou ulceração. Além disso, também pode haver a ausência de glândulas estomacais e uma diminuição da proteína albumina, de forma expressiva.

Hiperplasia Foveolar é grave?

Na maior parte dos casos, a hiperplasia foveolar representa uma reação fisiológica a agressão da mucosa gástrica e não é considerada grave; já em alguns outros deve-se ter atenção especial por aumentar as chances de desenvolvimento de câncer de estômago.

Qual a forma de tratamento?

Não existe tratamento específico para a hiperplasia foveolar, devendo cada  terapia ser direcionada a causa do problema. Isto pode ser feito através de medicamentos para aliviar os sintomas e controlar a inflamação, aliado à mudança nos hábitos alimentares. 

Se os sintomas persistirem ou se houver algum indício de transformações malignas nas células, o médico poderá indicar a cirurgia de remoção do estômago.

O conteúdo foi esclarecedor? Já teve ou conhece alguém com hiperplasia foveolar? 

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Prof. Dr. Reynaldo Martins e Quinino
Doutor e Mestre em Cirurgia pela UNIFES-EPM Professor Adjunto do Departamento de Medicina Integrada da UFRN Membro Titular do CBCD, CBC, SBCBM e FBG Coordenador da Residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo do HUOL-UFRN
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:27 | 25/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram