Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Residência Médica

Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo

O Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo (PRMCAD) representa a modalidade de ensino de Pós-Graduação latu senso. O objetivo é o aperfeiçoamento ético, profissional e científico em cirurgia do aparelho digestivo e contribuir na melhoria da assistência médica à comunidade.
As Instituições que oferecem os PRMCAD podem ser credenciadas pelo Ministério da Educação através da Comissão Nacional de Residência Médica ou por instituições autorizadas pelas sociedades de especialidades com a chancela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medica (CFM).
Desta forma, o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), que tem autorização da AMB e CFM pode autorizar Instituições que possuem serviço em cirurgia do aparelho digestivo, a oferecer programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo. Temos um roteiro a seguir, confira abaixo:

  • Solicitar junto ao CBCD um questionário que tem o objetivo de apresentar o Serviço de Cirúrgia do Aparelho Digestivo;
  • Este questionário será avaliado pela Diretoria de Defesa Profissional que vai produzir um relatório que será apresentado para a Diretoria Nacional;
  • Será formado uma comissão composta por dois membros da Diretoria Nacional para realizar visita em loco, com data acertada entre a Coordenação do Serviço e a comissão e custos do CBCD;
  • A comissão de avaliação local, emite novo relatório, que será submetido a Diretoria Nacional;
  • Com a aprovação o Serviço está autorizado a iniciar o processo seletivo para escolher os residentes que vão cumprir o PRMCAD;
  • Após o termino e aprovação no PRMCAD o residente está apto a fazer as avaliações que compõem o Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo (TECAD), organizado pelo (CBCD) que faz estas avaliações duas vezes ao ano, e com isso ter o seu título de especialista em cirurgia do aparelho disgestivo, podendo registrar no CRM do seu estado e obter o RQE.
  • O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, oferece toda orientação para bom andamento do programa, apoio para possíveis intercâmbios, ser membro residente do CBCD sem custos, acesso aos Aquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (ABCD), entre outras vantagens.
    Se você tem interesse em solicitar a autorização do seu serviço em cirurgia do aparelho digestivo para realizar o PRMCAD, nos procure, estamos a disposição para ajudar em tudo que necessitar.

Conheça os Programas de Residência Médica:

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
07:26 | 22/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram