Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Cirurgia bariátrica: Como funciona e quais as possíveis consequências?

30/08/2022

A cirurgia bariátrica é responsável pela perda de peso, resolução das doenças relacionadas a obesidade e pelo retorno da autoestima dos pacientes submetidos ao procedimento. Mas, embora as chances de sucesso no pós-operatório sejam grandes, necessita de melhor compreensão das mudanças de hábitos de vida pela pessoa a ser operada.

No post de hoje, explicaremos como funciona a bariátrica e quais seriam as consequências após a operação. Acompanhe a seguir!

Entenda como funciona a cirurgia bariátrica

Existem alguns tipos de cirurgia bariátrica que podem ser realizadas, porém, isso é algo a ser decidido de acordo com as condições clínicas do paciente, pelo médico e entre as técnicas autorizadas pela Conselho Federal de Medicina. Entre os principais tipos, podemos destacar: 

Bypass Gástrico

Este é um tipo de cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago e diminui a absorção de calorias. A técnica consiste em construir um pequeno estômago e a ligação deste com o intestino delgado em um local mais abaixo, quando comparado ao trânsito do alimento antes da operação.

Gastrectomia vertical

Procedimento que reduz o tamanho do estômago sem alterar do trânsito do alimento pelo intestino delgado. Quando é realizada a gastrectomia vertical, é removido parte do estômago do paciente e mantido a ligação natural ao intestino, reduzindo apenas o volume de alimentos ingeridos.

Banda gástrica ajustável

A banda gástrica ajustável é uma técnica menos invasiva, reversível, caracterizada pela aplicação de um anel ajustável ao redor do estômago. Promove a perda de peso com a diminuição do tamanho do estômago. Pouco utilizada no momento.

Indicação da cirurgia bariátrica

Em geral, a bariátrica é indicada para pessoas que o tratamento clínico não teve resultado para perda de peso, entre 16 a 65 anos de idade, IMC (índice de massa corporal) maior que 40 kg/m2 ou IMC maior que 35 kg/m2, quando associado à doenças que aumentam o risco de vida como diabetes e pressão alta.

Possíveis consequências da cirurgia bariátrica

Podemos dizer que a cirurgia de redução do estômago altera a fisiologia do indivíduo, pois é realizado alteração no tamanho do estômago e na absorção do intestino delegado. Assim sendo, é necessário passar por um período de orientação antes de ser realizado a cirurgia bariátrica.

Durante esse período, começam a surgir alguns efeitos colaterais, principalmente nos primeiros meses após a cirurgia.  Uma das possíveis consequências é a baixa absorção de nutrientes como o ferro, cálcio, vitaminas B12 e D.

Outra consequência que pode acontecer é o risco de osteoporose que é o enfraquecimento dos ossos, provocada pela diminuição da absorção de cálcio, que pode ser evitado com o acompanhamento adequado no pós-operatório.

Com relação à parte neurológica, a ausência de nutrientes também pode levar o paciente a ter diminuição  de memória e concentração, cansaço frequente e perda da capacidade de equilíbrio.

Outras consequências da cirurgia, que podem acontecer logo após o procedimento, são as fístulas, que é o vazamento de secreção do estômago ou intestino delgado para dentro da barriga, sendo a complicação de maior risco de vida. Qualquer destes sintomas o paciente deve procurar o atendimento hospitalar com urgência:

  • Febre;
  • Coração acelerado;
  • Pressão baixa;
  • Dor na barriga intensa;
  • Dificuldade para respirar;
  • Vômitos

Essas são as possíveis consequências da cirurgia bariátrica. Por isso, é importante consultar o seu médico para saber como evitá-las.

O conteúdo foi esclarecedor? Em caso de dúvidas, deixe um comentário!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dr Ronaldo Mafia Cuenca
Diretor de Defesa Profissional do CBCD, Certificado na Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica pelo CBCD e Membro da Câmara Técnica da Cirurgia Bariátrica do CFM E Prof. Adjunto da Universidade de Brasília.
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:59 | 25/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram