Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Como funciona a Gastrectomia e quando é indicada?

27/09/2022

A Gastrectomia é um procedimento cirúrgico que visa a remoção completa ou de apenas uma porção do estômago. A principal indicação da cirurgia hoje em dia é para a remoção de tumores. Quando necessário, também são removidos alguns órgãos como baço e pâncreas em conjunto.

Para entender um pouco melhor sobre o procedimento e saber quando ele é indicado, acompanhe o post de hoje!

Gastrectomia: como funciona a cirurgia?

Antes de liberar o paciente para o procedimento cirúrgico, o médico irá levantar todos os antecedentes médicos, avaliar a condição física e nutricional do paciente e solicitar exames laboratoriais e de imagem.

O paciente que necessita de cirurgia de gastrectomia deve evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas, para que os resultados sejam positivos. Uma vez indicada a necessidade da remoção do estomago, o médico definirá a via de acesso mais adequado, que poderá ser por meio de cirurgia aberta, laparoscópica ou Robótica.

A cirurgia Aberta ou convencional é feita por uma única incisão abdominal para que se realize a manipulação do estômago e órgãos vizinhos. Já as técnicas Laparoscópica e Robótica, também conhecidas como minimamente invasivas, realizam o mesmo procedimento porem  acessam o abdome através de pequenas incisões e pinças especiais, promovendo menos dor e proporcionando uma recuperação mais rápida.

Independente do tipo de cirurgia a ser feita, em todos os procedimentos o paciente recebe anestesia geral, e tem duração média de duas a três horas. No pós-operatório que dura de 5 a 7 dias, o paciente realiza a reintrodução alimentar e a reabilitação com auxílio de medicamentos e fisioterapia.

Se o conteúdo foi esclarecedor, não deixe de continuar nos acompanhando e nos seguir em nossas redes sociais!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dr. Rodrigo José Oliveira
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:59 | 25/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram