Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Síndrome do Intestino Irritável: Existe tratamento?

01/02/2022

A Síndrome do Intestino Irritável ainda não tem cura, mas existem medidas que ajudam os sintomas, quando as crises acontecem, como medicamentos e mudanças na dieta alimentar.

A imagem mostra uma mulher com as mãos no abdômen e uma ilustração digital à sua frente do intestino.

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio que provoca  uma série de sintomas, como dor e desconforto abdominal, diarréia ou prisão de ventre. As “crises" podem ser desencadeadas por diferentes fatores. 

A alimentação pode ser um dos gatilhos para os desconfortos da Síndrome do Intestino Irritável. Entretanto, convém ressaltar que não é um problema físico nem está associado a alterações bioquímicas.

O tratamento é realizado de forma personalizada, cada pessoa será tratada conforme suas queixas.  

Preparamos este artigo para que você entenda melhor como essa síndrome pode ser tratada para que o paciente tenha mais qualidade de vida, minimizando a ocorrência de crises. Acompanhe!

Quais são as causas da Síndrome do Intestino Irritável? 

No caso da Síndrome do Intestino Irritável o desafio é NÃO saber ao certo, o que provoca esse problema, pois suas causas não são bem compreendidas. É possível obter um diagnóstico por meio dos sintomas e de exames, entretanto, não são identificadas alterações bioquímicas ou fisicas que expliquem de forma satisfatória a ocorrência dos desconfortos. 

De toda forma, o que se sabe é que os sintomas são desencadeados por diferentes fatores, por exemplo:

  • motilidade anormal do intestino após um período de jejum;
  • ingestão de alimentos muito gordurosos;
  • quadros de estresse, depressão ou ansiedade;
  • processos inflamatórios ou infecções;
  • elevação dos níveis de neurotransmissores;
  • sensibilidade do intestino a fatores como queda de oxigênio, alterações psicológicas, conteúdo fecal, infecções e distensão.

A Síndrome do Intestino Irritável tem cura? 

Até o momento, não existe uma cura para a Síndrome do Intestino Irritável. Isso acontece porque, como explicamos, não há uma causa bem estabelecida para que o intestino tenha as reações que desencadeiam os desconfortos. 

Contudo, é possível adotar uma série de medidas que ajudam a evitar as crises; e também existem procedimentos que ajudam a controlar os sintomas quando eles se manifestam. Portanto, é possível fazer adequações nos hábitos e estilo de vida para evitar ao máximo a reincidência do problema.

Como a Síndrome do Intestino Irritável é tratada?

Quando a Síndrome do Intestino Irritável está em sua fase aguda, ou seja, durante a ocorrência de uma crise, é possível minimizar a dor por meio de medicamentos antiespasmódicos, anti-inflamatórios,e até mesmo antidepressivos. 

Para diarréia, são receitados medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e, ao mesmo tempo, desestimulam os movimentos intestinais para reduzir a quantidade de evacuações. Em relação aos pacientes que apresentam prisão de ventre, os laxativos têm bons resultados, assim como os remédios que aceleram o trânsito intestinal e reduzem a consistência das fezes. 

Para conviver com o problema, o tratamento preventivo é fundamental. Ele envolve identificar os alimentos que podem desencadear as crises e, assim, evitar a ingestão deles. É importante manter uma alimentação natural, rica em fibras e com pouca gordura.

Entretanto, convém evitar os alimentos que estimulam a produção de gases, como feijão, couve-flor, batata-doce e repolho. A cafeína é mais uma substância que pode favorecer as crises, assim como as bebidas alcoólicas; então, convém evitá-las. Vale, ainda, evitar o tabaco e guloseimas, como balas e chicletes, que contenham sorbitol.

Os exercícios físicos são muito bem-vindos para ajudar o organismo a se equilibrar de um modo geral. Além disso, é importante combater o estresse e outros problemas emocionais, seja por meio de técnicas de relaxamento ou de psicoterapia.

Ter o suporte e acompanhamento de um médico é muito importante para saber como lidar com a Síndrome do Intestino Irritável porque o tratamento é individual para cada paciente. Assim fica mais fácil adotar as medidas preventivas conforme suas necessidades, e também saber como agir em casos de crise para minimizar os desconfortos e ter mais qualidade de vida. 

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dra. Vanessa Medeiros Loureiro Duailibi
Coloproctologista, Cirurgiã do Aparelho Digestivo e Presidente do Capítulo do Mato Grosso do Sul do Colégio Brasileiro do Aparelho Digestivo.
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:27 | 25/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram