Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Conheça os fatores de risco e sintomas da Hérnia de Hiato

23/08/2022

Sabia que em nosso corpo existe um músculo chamado diafragma, que apresenta uma abertura para a passagem do esôfago e que o estômago está localizado na parte de baixo dessa musculatura? Quando ocorre uma abertura maior dessa passagem, é formada uma protuberância que recebe o nome de hérnia de hiato.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o assunto, saber quais são os sintomas e conhecer os fatores de risco de uma hérnia de hiato. Continue nos acompanhando!

Hérnia de hiato: o que é?

A hérnia de hiato é uma condição que ocorre quando uma porção do estômago ultrapassa o orifício chamado hiato do diafragma, que deveria permitir somente a passagem do esôfago. Com isso, o conteúdo ácido do estômago retorna para o interior do esôfago, provocando sintomas de refluxo e a sensação de queimação.

Não é sempre que a hérnia de hiato oferece complicações ao indivíduo, por isso, é fundamental saber quais são as manifestações que indicam o seu surgimento e consultar o médico para uma avaliação mais precisa e o tratamento adequado.

Geralmente, o diagnóstico é obtido após a observação dos sintomas de refluxo e a realização de exames de imagem, como o raio x contrastado com bário ou a endoscopia para confirmar a presença da hérnia.

É importante lembrar que a hérnia de hiato apresenta dois tipos diferentes, sendo a hérnia por deslizamento e a paraesofágica. A hérnia de hiato por deslizamento é o tipo de hérnia mais comum, onde a junção do esôfago com o estômago, que deveria estar abaixo do diafragma, acaba se projetando para cima dele.

No caso da hérnia de hiato paraesofágica, a parte que faz a junção entre esôfago e estômago segue abaixo do diafragma, porém uma parte do estômago passa pelo hiato e se posiciona acima do músculo. 

Quais os sintomas de hérnia de hiato?

A maioria das pessoas que desenvolvem uma hérnia por deslizamento não apresenta sintomas, pois ela costuma se manifestar em pequenas dimensões. Assim sendo, são causados apenas alguns desconfortos indicando refluxo gastroesofágico e indigestão.   

Quando a hérnia paraesofágica se desenvolve, ela também não provoca grandes sintomas. Entretanto, existe o risco de má circulação sanguínea por conta do estrangulamento de parte do estômago que passou pelo hiato e foi comprimido pelo diafragma.

Além dos sintomas citados acima, também podemos destacar: dor no peito, arrotos e dificuldade para engolir.

E quais são os fatores de risco?

Mesmo sendo um problema que pode acometer indivíduos de qualquer idade, a hérnia de hiato é muito comum em pessoas que estão acima dos 50 anos de idade ou aquelas que apresentam excesso de peso ou obesidade. O tabagismo também é considerado um fator de risco. 

Como funciona o tratamento de hérnia de hiato?

Nos casos em que a hérnia de hiato provoca sintomas, inicialmente o tratamento é realizado com medicamentos indicados pelo médico. A medicação será responsável por ajudar a diminuir a quantidade de ácidos que o estômago produz. 

Manter a cabeça elevada durante o sono, ter o peso corporal equilibrado, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, evitar o tabagismo e não se exercitar após as refeições, também são recomendações para tratar o problema. Outra adequação importante é na alimentação, pois a dieta deve ser saudável e os alimentos que provocam refluxo devem ser evitados. Esse é o caso do café, por exemplo.

Existem casos em que a hérnia deve ser corrigida através de cirurgia. O procedimento geralmente é feito por videolaparoscopia ou por meio de plataforma robótica, visando a correção do músculo diafragma.

O conteúdo foi esclarecedor? Possui outras dúvidas, deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Luiz Roberto Lopes
Titulações: Prof. Livre Docente do Departamento de Cirurgia da FCM/UNICAMP. Membro Titular do CBCD. Conta @instagram: luizrobertolopescirurgia
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:51 | 19/06/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram