Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Hérnia de Hiato: quando operar?

09/03/2022

A hérnia de hiato é definida como o deslocamento do estômago por meio do hiato esofágico. Em outras palavras, é quando o estômago passa da cavidade abdominal para a cavidade torácica.

Quer saber mais sobre a hérnia de hiato e descobrir quando é necessário operá-la? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Como a Hérnia de Hiato é formada?

Há uma musculatura que separa o tórax do abdômen que recebe o nome de diafragma. Ele apresenta um orifício por onde passa o esôfago, chamado hiato esofágico. 

Por sua vez, o esôfago é o órgão responsável por levar o alimento recém-ingerido até o estômago. 

Por existirem ligamentos que mantém a parte inferior do esôfago no lugar correto, dentro do abdômen, pode acontecer de essas estruturas sofrerem algum tipo de relaxamento. 

Em casos como este, o hiato esofágico pode se alargar, permitindo que a parte final do esôfago, o estômago, e até outros órgãos, escapem  pelo orifício e entrem no tórax, formando assim a hérnia hiatal. O grande problema nesse caso não é exatamente a presença da hérnia, mas as consequências do relaxamento dessa região. Nas hérnias de hiato sintomáticas o conteúdo ácido do estômago reflui (entra) para o esôfago causando os sintomas do chamado refluxo gastroesofágico.

Quais os sintomas e quem são as pessoas propensas a ter Hérnia de Hiato?

Em geral, pessoas mais velhas, acima do peso e mulheres que tiveram muitas gravidezes são mais propensas a ter hérnia de hiato.

Por mais que alguns casos sejam assintomáticos, ou seja, não existam sintomas, em alguns indivíduos podem surgir alguns sinais que indicam uma hérnia. Entre eles:

  • Eructações ou arrotos;
  • Azia;
  • Refluxo de ácidos estomacais, alcançando a garganta;
  • Sensação de vômito.

Quando é necessário operar?

Em casos onde a hérnia de hiato provoca sintomas de refluxo gastroesofágico, é realizado um tratamento com medicamentos para ajudar a reduzir a quantidade de ácido produzido pelo estômago. 

Se uma hérnia é pequena e assintomática, o procedimento cirúrgico não é necessário. 

Entretanto, quando ela apresenta um tamanho significativo, podendo comprometer outros órgãos e a qualidade de vida, além de sintomas que não melhoram com as medicações tomadas de maneira correta e por tempo adequado, a cirurgia pode se fazer necessária.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para a correção da hérnia e somente o médico poderá avaliar e discutir com o paciente qual a mais indicada.

Em geral, o procedimento cirúrgico pode ser feito por videolaparoscopia ou plataforma robótica, com o objetivo de reposicionar o estômago e o esôfago, realizando a correção do problema que atingiu o diafragma.

Como evitar a Hérnia de Hiato?

Para prevenir os sintomas do refluxo gastroesofágico é importante evitar alimentos gordurosos, frituras, condimentados, diminuir o consumo de bebidas gaseificadas, não fumar, não ingerir muito líquido durante as refeições, manter uma alimentação equilibrada, e não se deitar logo após a ingestão alimentar.

Se você tem ou já teve hérnia de hiato, conte-nos: foi necessário operar? Como foi o tratamento?

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo de hoje!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Andréa Pedrosa Ribeiro Alves Oliveira
Professora Adjunta da Universidade de Brasília; Membro da ABCG; Membro Titular do CBCD e CBC; Supervisora do PRM em Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Universitário de Brasília; RT do serviço de cirurgia geral e aparelho digestivo do Hospital Universitário de Brasília
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
12:01 | 16/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram