Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Conheça as causas e saiba como prevenir a Neoplasia colorretal

23/01/2023

Neoplasia colorretal ou câncer colorretal é um tipo de tumor que acomete o intestino grosso (cólon) ou reto e sua porção final. A doença costuma surgir a partir de pólipos intestinais, lesões benignas que ao longo do tempo podem sofrer alterações progressivas.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa patologia, as possíveis causas e se existem meios de preveni-la. Acompanhe!

O que pode provocar Neoplasia colorretal?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais acomete os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão e próstata. Entre as mulheres, é o segundo mais incidente.

Mesmo não apresentando uma causa específica, a neoplasia colorretal pode ser mais frequente em indivíduos que estão acima do peso, consomem bebidas alcoólicas e não se alimentam de maneira saudável

Além desses fatores, a idade também pode contribuir para o surgimento da doença, uma vez que acima dos 50 anos de idade os riscos são maiores. Além da existência de histórico familiar desta patologia.

Neoplasia colorretal: quais são os principais sintomas?

Geralmente, a neoplasia colorretal não apresenta sintomas quando em estágio inicial. Porém, com o avanço da doença, podem surgir sinais de alerta como:

  • Alterações intestinais (diarreia ou constipação);
  • Sangue nas fezes;
  • Cansaço ou fadiga;
  • Perda de peso;
  • Massa abdominal (tumor);
  • Alteração no formato das fezes.

Neste último caso, as fezes revelam muito sobre a saúde intestinal e por isso é fundamental estar atento ao seu formato, pois se estiverem finas e compridas, podem indicar neoplasia colorretal.      

Caso algum desses sintomas seja percebido, é fundamental consultar o médico imediatamente para realizar uma avaliação mais detalhada e iniciar o tratamento adequado para a doença.

Como funciona o diagnóstico?

A neoplasia colorretal possui sintomas bem parecidos aos de outras patologias e conforme dissemos, pode não apresentar sintomas inicialmente. Assim sendo, então, somente um diagnóstico preciso para a confirmação da doença.

Em geral, é indicada a colonoscopia para identificar possíveis alterações no intestino. O diagnóstico também requer uma biópsia, isto é, a análise de um fragmento de tecido retirado da lesão.

Qual o tratamento indicado para Neoplasia colorretal?

Em estágios iniciais, é feita apenas a retirada dos pólipos e demais alterações. Mas, a principal forma de tratar a doença é através da cirurgia de retirada de parte do intestino acometido pelo tumor.

Também estão associadas à cirurgia a radioterapia e se necessário, a quimioterapia para ajudar a diminuir a chances de recidiva da doença.

É possível prevenir a Neoplasia colorretal?

Se estiver se perguntando se é possível prevenir a doença, a resposta é sim! Existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar os riscos de desenvolvimento da neoplasia, como por exemplo:

  • Aumentar as fibras na alimentação;
  • Consumir alimentos integrais;
  • Praticar atividades físicas com regularidade;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Consumir menos carne vermelha;
  • Aumentar a quantidade de frutas, legumes e vegetais na alimentação;
  • Acrescentar peixe à dieta.

Desta forma, então, podemos dizer que é possível prevenir a doença e quando detectada precocemente, as chances de cura podem ser maiores com o tratamento adequado.

O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Prof. Dr. Carlos Renato Sales Bezerra
Titulações: Supervisor da Residência do Aparelho Digestivo HGV- Pi Conta Instagram: @Carlos_cirurgia
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
12:01 | 16/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram