Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Disfagia: definição, sintomas associados, causas e diagnóstico

04/01/2022

Disfagia é a dificuldade que uma pessoa sente para engolir os alimentos. Pode acontecer no início da deglutição - na fase oral e/ou faríngea - ou na fase esofágica.

O processo de deglutição dos alimentos, ou seja, o ato de engolir, depende do bom funcionamento de diversas estruturas, que vão desde a boca até a ligação com o estômago. Problemas nessas estruturas podem desencadear disfagia; ou seja, dificuldade de ingestão de alimentos e, em alguns casos, até da deglutição da saliva. 

Essa dificuldade para engolir pode ser acompanhada por outros sinais e sintomas; dentre eles, destacam-se: dor ao deglutir, sensação que o alimento está parado no meio do caminho, dor torácica, engasgos, pneumonias de repetição, falta de ar e emagrecimento. Pessoas com disfagia devem procurar auxílio médico imediato; é necessário descobrir a causa para planejar a melhor opção de tratamento.  

A disfagia pode acometer pessoas de qualquer idade; porém, é mais comum naqueles com mais de 50 anos. Siga lendo esse artigo; confira mais detalhes!

O que é disfagia?

O termo disfagia caracteriza dificuldade de progressão do alimento, ou mesmo da saliva, no seu trajeto natural entre a boca e o estômago. Pode ser decorrente de alguma forma de obstrução ao trânsito alimentar, ou de distúrbios funcionais de órgãos e sistemas envolvidos na deglutição. A disfagia pode resultar de distúrbio na passagem do alimento da orofaringe para o esôfago (disfagia orofaríngea) ou na passagem pelo esôfago até o estômago (disfagia esofágica).  

A disfagia orofaríngea, também chamada de disfagia alta, é aquela que acontece durante a fase oral e/ou faríngea da deglutição. Geralmente, é acompanhada por engasgos frequentes e tosse. Em alguns casos, pode haver também retorno do alimento pelo nariz (regurgitação nasal) e pneumonias de repetição. 

A disfagia esofágica, também chamada de disfasia baixa, acontece quando os alimentos já estão na fase esofágica da deglutição. Nesse caso, a queixa mais comum é sensação de dificuldade de passagem do alimento pelo esôfago e dor torácica.

A disfagia é uma queixa relativamente comum; inquéritos populacionais apontam que cerca de 6,5% da população adulta apresenta ou apresentou dificuldade de deglutição em algum período da vida. A ocorrência da queixa aumenta com a idade, chegando a ser referida por mais da metade dos pacientes idosos abrigados em asilos para a terceira idade. 

Ao dificultar o processo natural de alimentação, a disfagia pode determinar repercussões nutricionais sérias e complicações graves e até fatais. Portanto, deve ser adequadamente diagnóstica e tratada.

Quais são os sinais e sintomas associados à disfagia?

Em decorrência da dificuldade da ingestão dos alimentos – disfagia, ou associadamente a ela, podem ocorrer vários sinais e sintomas. Dentre eles, destacam-se: 

  • dor ao engolir;
  • engasgos frequentes;
  • pneumonias de repetição;
  • alterações na voz após a deglutição;
  • escape de alimentos pelo nariz; 
  • necessidade de mais tempo que o usual para conseguir ingerir os alimentos;
  • necessidade de manobras que auxiliem na deglutição;
  • sensação de alimento preso na garganta ou no esôfago;
  • falta de ar;
  • perda do interesse pela alimentação;
  • emagrecimento. 

Nas disfagias altas, usualmente, a pessoa refere dificuldade para iniciar o processo de deglutição e engasgos frequentes. Frequentemente, a dificuldade para ingestão de líquidos é até maior que a dificuldade para ingestão de alimentos mais consistentes. 

Nas disfagias baixas – esofágicas, usualmente, a pessoa refere que deglute bem os alimentos; porém, sente dificuldade na passagem dos mesmos pelo esôfago. Nesses casos, a dificuldade para ingestão de alimentos mais consistentes costuma ser maior que a dificuldade para ingestão de líquidos. 

É importante salientar que os dois tipos de disfagia podem ocorrer de modo associado e destacar mais uma vez que a disfagia não traduz um simples incômodo; pode desencadear complicações graves e até fatais. Portanto, merece atenção e cuidado. 

O que causa disfagia?

A disfagia pode ser decorrente de obstruções orgânicas (obstrutiva) ou de desordens que atrapalham a função da deglutição (motora/funcional). 

A disfagia obstrutiva é causada por lesões estruturais, benignas ou malignas, que reduzam o calibre do esôfago, ou exercem compreensões extrínsecas; tais como: tumores, divertículos, anéis, membranas, esofagite por refluxo complicada e grandes hérnias hiatais. Nesses casos, tende a ser constante; ou seja, ocorre em todas deglutições.

A disfagia motora/funcional é decorrente de desordens musculares ou neurológicas dos órgãos envolvidos no processo da deglutição; tais como: miopatias (doenças musculares), doenças do colágeno, doença de Parkinson, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e denervação esofágica primária ou secundária a outras afeções como, por exemplo, a doença de Chagas. Nesses casos, tende a ser intermitente; ou seja, tem períodos de piora e outros de melhora. 

Outra causa importante de disfagia é a esofagite eosinofílica - doença decorrente de alergia alimentar. Há casos em que a disfagia é dependente apenas do processo natural de envelhecimento. Portanto, com tantas possibilidades, é muito importante procurar a ajuda de um médico para descobrir a causa exata da disfagia e programar o tratamento. 

Como a disfagia é diagnosticada?

O médico faz o diagnóstico baseando-se numa consulta adequada, na qual perguntará detalhes importantes para elucidação da causa da disfagia e na realização de exames diagnósticos específicos, que devem ser indicados de modo criterioso e sequencial. Usualmente, o primeiro exame a ser realizado é a endoscopia digestiva alta com a qual identificam-se as causas obstrutivas da disfagia. 

Se não houver causa obstrutiva aparente, indica-se um estudo radiológico contratado, no qual avalia-se o processo de deglutição desde a boa até o estômago. A depender do resultado do estudo radiológico contrastado, pode ser necessária a realização de uma manometria esofágica – exame que avalia a atividade motora do órgão e, eventualmente, de métodos adicionais de imagem como a tomografia ou ressonância nuclear magnética. 

O tratamento vai depender da causa da disfagia; portanto, é muito importante que seja realizado um diagnóstico adequado. Pode envolver o uso de medicamentos, de dilatações ou aplicações de toxina botulínica, realizadas por endoscopia e até de intervenções cirúrgicas. Em alguns casos, requer a atenção de equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros especialistas.

Como vimos, a dificuldade para engolir não é um problema raro. É importante ter atenção com a forma como esse processo acontece e identificar possíveis sinais e sintomas associados. Buscar ajuda médica é fundamental para que ela não prejudique a alimentação e nem desencadeie complicações potencialmente graves. 

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dr. Ary Nasi
Médico assistente, doutor, do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP.
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:59 | 25/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram