Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Reunião dos Coordenadores de Residência com a diretoria do CBCD - 09 e 10 de Novembro/2021

12/11/2021

"A Diretoria atual do CBCD iniciou, esta semana, uma série de reuniões virtuais com os coordenadores de residências em Cirurgia do Aparelho Digestivo de todo o Brasil.

Após minucioso trabalho de identificação das residências médicas da especialidade espalhadas por todo o Brasil, foi feita atualização dos atuais preceptores de cada uma destas residências, os quais foram convidados a participar das reuniões.

Para poder dar espaço para manifestações de todos os coordenadores, as reuniões estão sendo feitas com pequenos grupos de cada vez. Os assuntos variam, como a divulgação dos programas de educação continuada do CBCD, do Título de Especialista e da Revista ABCD e o convite para que coordenadores, preceptores e residentes se associem ao Colégio. Entretanto, um assunto que tem sido destaque recorrente nestas reuniões refere-se aos novos desafios da Residência Médica em CAD face às recentes mudanças na Residência Médica em Cirurgia Geral.

Como é de conhecimento de todos, a Residência em Cirurgia Geral passou de 2 para 3 anos. A questão que se coloca é se devemos concordar em aumentar um ano na formação em Cirurgia do Aparelho Digestivo, sendo 3 anos em Cirurgia Geral e 2 anos em CAD, ou se deveríamos pleitear, junto à Comissão Nacional de Residência Médica, o chamado acesso direto, com 4 anos de formação em Cirurgia do Aparelho Digestivo, dispensando o pré-requisito em Cirurgia Geral.

É um tema que exige reflexão, pois poderá enfraquecer ou, preferentemente, fortalecer a especialidade. Para que a Diretoria do CBCD possa tomar as condutas mais adequadas, é fundamental ouvir os colegas envolvidos com a Residência Médica em CAD de todo o Brasil para se conhecer mais profundamente as realidades regionais, tendo em vista as dimensões continentais do nosso país.

Para isto conclamamos que todos os colegas preceptores das residências aceitem o nosso convite para debater o futuro da formação em cirurgia do aparelho digestivo com a profundidade que o tema requer." - Dr. Antônio Carlos Ligocki Campos.

"As reuniões que a atual Diretoria do CBCD está fazendo com os preceptores dos Programas de residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo, de todos os estados do país, têm sido sensacionais, pois integram os colegas e permitem trocas de experiências e de opiniões. Parabéns!" - Dr. Nelson Adami Andreoll.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:59 | 25/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram