Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Novo departamento CBCD mulheres

03/07/2023

É com muito prazer que o CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva) destaca a Comissão de mulheres deste colégio, que se inicia com a posse datada do dia

29 de junho de 2023, e nomeia presidente Michelli Daltro Coelho Ridolfi, Associada Titular, residente de Cuiabá, Mato Grosso, para demonstrar a representação das mulheres nesta área e incentivar novas mulheres cirurgiã a se tornarem Titulares deste colégio, sabendo do apoio e representatividade delas para conosco.

Existe um antigo provérbio datado do século V que diz assim: “O cirurgião ideal deve ter olhos de águia, coração de leão e mão de mulher”. Então por que não o cirurgião não ser uma mulher?

Sabemos dos desafios diários que todas as mulheres enfrentam, visando isso o Colégio quer demonstrar que está de portas abertas para debates e discussões sobre diversos temas da área feminina que influenciam a área cirúrgica, como maternidade, decisão pela carreira, matrimônio, hormônios, falta de empatia e entendimento que o mundo mudou para alguns colegas e pacientes. Sim, mulheres tem suas particularidades e temos que respeitar isso, sem duvidar da sua competência, por ser mulher.

Ao longo do tempo temos mulheres demonstrando que lugar de mulher é onde ela quiser! Historicamente, as mulheres que estudavam medicina na idade média eram ditadas de bruxas e sendo assim queimadas pela inquisição e os populares. Em Harvard até o ano de 1945 não se admitia mulheres na faculdade de medicina, e assim contam-se histórias de mulheres que se vestiram de homens para poder estudar. Mas atualmente, metade das turmas de medicina são mulheres, as residências de cirurgia geral com frequência metade são mulheres, mas ao escolherem subespecialidade, poucas se interessam pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Somos atualmente 561 mulheres associadas ao Colégio Brasileiros de Cirurgia do Aparelho Digestivo, 250 mulheres titulares, mas o Colégio conta com mais de 4.000 Associados. Por que somos apenas 11%? Por que as mulheres cirurgiãs não escolhem com maior frequência a Cirurgia do Aparelho Digestivo? Convido mulheres e Homens deste estimado Colégio a debatermos esses e outros temas relacionados na mesa redonda: As mulheres e a Cirurgia do Aparelho Digestivo no dia 25 de novembro de 2023, na SEMANA BRASILEIRA DO APARELHO DIGESTIVO no Rio de Janeiro.

Obrigada e faremos um lindo trabalho para fomentar e aflorar a vontade das mulheres a serem o que elas quiserem ser, em especial Cirurgiã do Aparelho Digestivo.

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dra. Michelli Daltro Coelho Ridolfi
Cirurgião do aparelho digestivo CRM: 5727-MT RQE 2965
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:06 | 21/02/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram