Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Nota de Pesar Prof. Dr. Alcino Lázaro da Silva

31/03/2022
Nota de Pesar Prof. Dr. Alcino Lázaro da Silva | CBCD

Fundador, Membro Titular Especialista e Ex-Presidente do CBCD.

A perda de um dos maiores ícones da Cirurgia de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Professor Alcino Lázaro da Silva, professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi discípulo e fiador do legado do Prof. João Batista de Resende Alves, este um dos pioneiros da cirurgia científica no Brasil. Formou-se e foi para o interior de Minas Gerais, em Entre Rios de Minas, onde mesmo longe de centros acadêmicos, elaborou a técnica inédita de reparo de hérnia incisional, tendo gerado publicações e reconhecimentos internacionais. Voltou para a Academia no serviço do prof. João Resende Alves onde defendeu sua tese de Doutorado em 1965 intitulada Contribuição ao Estudo da Terminação da “Vena Saphena Parva”, de suas Afluentes e Anastomoses ao Nível e Acima da “Fossa Poplítea”. Aplicação Cirúrgica. A partir daí, nunca mais abandonou a Academia, tendo sido responsável pela formação acadêmica, técnica, científica e ética de milhares de médicos e não somente de cirurgiões.

Participou de vários serviços de Cirurgia, alguns como fundador e diretor, como os do Hospital Borges da Costa, onde Madame Curi visitou e inaugurou a curieterapia e do Instituto Mineiro de Oncologia, ambos em conjunto com o Prof. João Resende Alves. Sua última obra, extremamente apreciada por alunos e residentes, foi no Hospital Cristiano Otoni, no entorno de Belo Horizonte. 

Participou ativamente das atividades associativas do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva – CBCD. Membro titular especialista, fundador e ex-presidente (1997 e 1998) do CBCD, trouxe crescimento científico, participou dos congressos e contribuiu para a consolidação da Semana Brasileira de Cirurgia Digestiva – SBAD.

Publicou centenas de obras científicas, como artigos e livros de repercussão internacional e estimulava alunos, residentes, cirurgiões e clínicos a serem críticos e sempre pesquisar para evoluir. 

Além disso fundou, junto com o Prof. João Resende Alves, o primeiro Programa de Pós-Graduação em Cirurgia no Sudeste, fora de São Paulo, atualmente denominado  “Progama de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Cirurgia e Oftalmologia”, no qual foi coordenador até o ano de 2000, tendo se desligado em 2017, já como professor Emérito. 

Severo e ao mesmo tempo amável, disciplinado, exigente e bondoso,  deixa um legado enorme para a  medicina em geral e para a cirurgia em particular,  na formação de cada médico, cirurgião ou não, que entrou em contato com ele, direta ou indiretamente. Provavelmente seu maior legado seja aquilo com que sempre se preocupou. Formar pessoas e não somente médicos ou cirurgiões.

Dr. Marcelo Dias Sanches | Dr. Tarcizo Afonso Nunes | Dr. Túlio Pinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram