Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

MORRE O GRANDE CIRURGIÃO, PROFESSOR E ESCRITOR PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO

24/01/2022

Morreu ontem em Fortaleza, aos 83 anos, o médico, professor e escritor cearense Pedro Henrique Saraiva Leão. Ele deixa a esposa, Maria das Graças Accioly Leão, e três filhos, Ana Luiza, Paulo e Ignez Carolina. 

Homem muito respeitado e muito amado por seus amigos e familiares, o professor Pedro Henrique Saraiva Leão foi destaque em tudo que fez. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, especializou-se na cidade de São Paulo e em Londres. Já como professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC foi pioneiro criando não só o Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Walter Cantídio como a Residência Médica na especialidade. Em 1979, inspirado no que tinha visto em Londres, fundou o primeiro clube de ostomizados no Brasil. Durante os anos de 1981/1982 foi presidente da Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia, ocasião em que criou a Sociedade Regional Norte-Nordeste da especialidade. Alguns anos depois, em 1988, sob a liderança do Prof. Henrique Walter Pinotti, foi também um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, em São Paulo.

Ao longo de sua vida, o professor Pedro Henrique Saraiva Leão teve uma produção científica notável, sendo autor de seis livros e inúmeras publicações. Além disso, era um intelectual admirável, poliglota, articulista e poeta consagrado, autor de oito livros de poemas e editor da revista Literapia. Ocupou a cadeira número 25 da Academia Cearense de Letras, entidade que presidiu nos anos de 2009 a 2012. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e criador do capítulo cearense da mesma sociedade.

Em vida, recebeu inúmeros prêmios e comendas. Em 2003, foi agraciado com a Medalha Barca Pellon, a maior comenda médica do Estado do Ceará. Três anos depois, foi reconhecido com o diploma de Notório Saber pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 2014, recebeu o diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará. Em 2016, o Grupo Edson Queiroz concedeu a ele o cobiçado troféu Sereia de Ouro e em 2018 recebeu o título de Professor Emérito da UFC.

Atualmente, o Professor Pedro Henrique Saraiva Leão estava ocupando a presidência da Academia Cearense de Medicina e sua morte deixa um vazio enorme não só em seus confrades e confreiras da ACM, como em toda sociedade cearense, em sua família, na medicina e na literatura brasileira e em todos nós que tivemos a sorte e a honra de partilhar do seu convívio e amizade. Que ele descanse em Paz. 

Fortaleza, 22 de janeiro de 2022

Professor Fernando Antonio Siqueira Pinheiro

Chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED/UFC

Vice-Presidente Nordeste do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:23 | 19/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram