Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque recebeu a mais alta honraria da Universidade Federal de Goiás, o Doutor Honoris Causa

09/05/2022

Magnífica Reitora, Profa. Angelita Pereira de Lima, Ilmo. Sr. Vice-diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Marcelo Fouad Rabahi, Digníssima Profa. Consuelo Quireze Rosa, Digníssima violoncelista da Orquestra Sinfônica de Goiânia Ana Cláudia Assis, Digníssimos Professores Edward Madureira Brasil, Lúcio Kenny Morais, Digníssimos colegas Professores, Médicos, Servidores desta Universidade, senhoras e senhores:

            É com sincera emoção e honra que tenho a oportunidade de dar as boas vindas à vossa Excelência, Professor Luiz Carneiro. Temos um convívio fraterno de muitos anos, mas a circunstância da ocasião torna esse um momento muito especial. Tenho a grata missão de apresentá-lo à comunidade da nossa UFG que hoje te homenageia.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Taubaté, foi na Universidade de São Paulo que concretizaste sua carreira docente. És atualmente o Professor Titular da Disciplina de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina daquela Instituição.

Honoris Causa - Prof. Carneiro - CBCD

            Vossa trajetória de realizações e sucesso teve início nos anos oitenta, inicialmente como assistente do grupo de estômago, duodeno e intestino delgado e posteriormente no grupo de fígado e hipertensão portal do HC/FMUSP. O seu interesse por essa última área de atuação estava presente em publicações da época sobre o tratamento de ascite em cirróticos, alternativas operatórias na hipertensão portal e tratamento das neoplasias do fígado.

Os anos oitenta foram de grande progresso para estabelecimento da Cirurgia do Aparelho Digestivo como Especialidade Médica. A técnica da cirurgia laparoscópica seria assimilada de forma irrevogável e avanços na imunossupressão tornariam os transplantes de órgãos uma alternativa terapêutica concreta.

Vossa atuação pioneira nestas duas frentes foi de notória importância para a consolidação da jovem especialidade. O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, hoje sob sua Presidência, seria criado no ano de 1988 sob a liderança do Prof. Henrique Walter Pinnotti.

Honoris Causa - Prof. Carneiro - CBCD

Atuando de forma empreendedora, organizas junto do Prof. Adávio de Oliveira e Silva o Centro Terapêutico Especializado em Fígado. Sediado no Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, este seria um importante formador de opinião na especialidade nos anos seguintes.

Sua participação foi estratégica para que aquele Centro se tornasse uma referência em transplantes de órgãos abdominais, com destaque para o fígado e o pâncreas. Sob sua coordenação, consolidaram-se reuniões acadêmicas multidisciplinares e a equipe se revezava nas complexas cirurgias de doadores e receptores de órgãos. Após uma década de trabalho intenso, vossa Equipe realiza mais de uma centena de transplantes hepáticos de doadores falecidos e o primeiro transplante hepático intervivos daquele Centro, tendo como doador o pai de uma jovem em falência hepática fulminante.

Apresentas, em 1997, um estudo de fatores preditivos de sobrevida em uma coorte de pacientes do grupo de Fígado e Hipertensão Portal do HC/FMUSP submetidos à hepatectomias para o tratamento da metástase hepática colorretal. Esta Tese de Livre Docência representa o vosso rito de passagem, credenciando-o a aspirações maiores naquela importante Universidade.

Vossa contribuição na autoria de livros especializados em Cirurgia Hepato Pancreato Biliar, participação em 1500 trabalhos publicados e mais de 1600 citações já seriam suficientes para credenciá-lo como líder de opinião junto aos seus pares e a comunidade acadêmica.

Participas em 2002 da fundação do nosso Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar, outro importante conquista dos cirurgiões brasileiros, o qual também vieste a servir como Presidente. Terias a honra de liderar a organização e presidir o bem sucedido congresso mundial desta Sociedade na cidade de São Paulo em 2016.

Assumes por concurso a cadeira de Professor Titular na FMUSP em 2008 e passas a exercer importantes atividades de gestão dentro e fora daquela Instituição.  Atualmente és o responsável pelo laboratório de Investigação Médica 37 (LIM 37) cujas linhas de pesquisa abrangem hipertensão portal, tumores primários e secundários do fígado e transplante multivisceral.

És ainda Membro Titular do Conselho Administrativo do HC/FMUSP e integra a Câmara Técnica de Transplantes de Fígado, Intestino e Multivisceral do Sistema Nacional de Transplantes / Ministério da Saúde.

Honoris Causa - Prof. Carneiro - CBCD

As contribuições de Vosso Serviço de Transplantes de Órgãos no HC/FMUSP ganharam destaque nacional por ocasião da triste epidemia de febre amarela em nosso país no ano de 2018. Àquela época, vossa Instituição destinou vultosos recursos e liderou a iniciativa de oferecer o transplante de fígado como tratamento de pacientes em falência hepática fulminante pela doença.

Esse trabalho foi reverenciado por ocasião da celebração do cinquentenário de realização do primeiro transplante hepático no Brasil na vossa Instituição. Mereceu semelhante destaque o trabalho pioneiro na realização dos transplantes de útero e intestino delgado.

Vossa exitosa carreira trouxe incremento na saúde pública, ensino e pesquisa em cirurgia com uma abrangência que extrapolou em muito os limites do Estado de São Paulo.

Os vossos laços de amizade com nossa Universidade são antigos e vossa contribuição na Universidade Federal de Goiás é profícua ao longo de nossa História recente. Em 2009 fostes Membro da Comissão Avaliadora do Concurso para Professor Assistente em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo da FMUFG.

À época, o Serviço evoluía à partir de um Serviço de Cirurgia Geral e ampliava suas responsabilidades com a organização do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo, com maiores exigências no que diz respeito à qualificação profissional e nível de complexidade dos tratamentos ofertados.

            Fostes grande incentivador no desenvolvimento da Cirurgia do Aparelho Digestivo e da Cirurgia Hepato Pancreato Biliar em nossa Instituição. Atuou como Membro da Banca Examinadora das Teses de Mestrado e Doutorado de minha autoria e foi co-orientador na Tese de Doutorado do Prof. Edmond Raymond Le Campion.

            A complexidade crescente dos casos tratados no nosso HC-EBSERH/UFG fez com que pudéssemos vislumbrar a criação de um núcleo voltado ao tratamento de alta complexidade das doenças do fígado, pâncreas e vias biliares.

            Nosso projeto se concretizou em 2013 com a criação do Núcleo de Cirurgia e Transplante de Fígado do HCUFG, por portaria assinada pelo seu Diretor, Professor José Garcia Neto (Portaria 001 de 06/09/2013). Essa nova iniciativa de atenção especializada de alta complexidade passou a integrar o Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo daquela Instituição.

            Nossa parceria inicial evoluiu para um Convênio de colaboração firmado entre a FMUFG e a FMUSP com vistas à organização deste Serviço. Desta forma, diversos profissionais da UFG receberam treinamento no Serviço de Cirurgia e Transplante de Fígado do HCFMUSP, sob a supervisão do Prof. Carneiro.

Tiveram essa oportunidade entre os anos de 2010 a 2015 os(as) seguintes médicos e enfermeiros: Prof. Lúcio Kenny Morais, Dr. Matheus Castrillon Rassi, Dra. Patrícia Souza de Almeida Borges, Luiz Antônio Pereira, Marlene Aparecida Vieira, Layz Alves Ferreira Sousa, Sergiane Bisinoto Alves, Elaine Ferreira Fróes, Patrícia Borges de Oliveira e Anna Juliah do Prado Dal Bem Valverde.

            Esse convênio nos facilitou a elaboração de um projeto ao Fundo Nacional de Saúde, que resultou na aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico, CME, laboratório e setor de endoscopia do HC-EBSERH/UFG.

            O Prof. Carneiro atuou ainda, como palestrante e debatedor em congressos organizados por nossa Instituição, com destaque para o HPB Cancer, dedicado à atualização dos tratamentos oncológicos destinados à nossa especialidade médica.

Honoris Causa - Prof. Carneiro - CBCD

            É com inegável orgulho, Prof. Carneiro, que o produto de tanto trabalho resultou no fortalecimento da Cirurgia do Aparelho Digestivo e da Cirurgia HPB em nosso HC/EBSERH. O Serviço que implementamos com vossa ajuda incorporou novas tecnologias no hospital, qualificou novos Servidores e comemora mais de três mil atendimentos médicos de pacientes do SUS portadores de doenças cirúrgicas do fígado, pâncreas e vias biliares.

            Realizamos o primeiro transplante hepático do Estado de Goiás em julho de 2018, num programa bem sucedido no Hospital Geral de Goiânia. Naquela ocasião, contamos com a valiosa ajuda do Prof. Welington Andraus, um valioso jovem líder também formado em Vossa Instituição.

            É essa História de dedicação e trabalho que nos motiva e alegra nesta noite. Valores éticos que são compartilhados por nossas Universidades nos aproximam e nossas parcerias científicas merecem ser celebradas.

            Ao homenageá-lo na Casa de Francisco, Prof. Carneiro, com a mais preciosa honraria de nossa Universidade estamos reverenciando uma carreira de trabalho construída por amor à profissão e dedicação ao próximo.

Seja muito bem vindo à família Universidade Federal de Goiás.

Prof. Dr. Claudemiro Quireze Jr.

Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo HC/FMUFG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado em:
14:44 | 24/11/2022
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram