Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Obstipação Intestinal: tem risco para a saúde?

08/02/2022

A obstipação intestinal pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.

O intestino de cada pessoa funciona em um determinado ritmo, por isso, é considerado normal que a eliminação das fezes aconteça pelo menos três vezes por semana; mas quando a frequência é menor do que essa o quadro pode ser classificado como obstipação intestinal. 

Esse problema também é conhecido como constipação ou intestino preso. A pessoa faz a eliminação de fezes poucas vezes e sente desconforto na hora de evacuar devido à compactação do bolo fecal e o seu ressecamento. Muitas vezes, é preciso fazer força em excesso e as fezes não são eliminadas por completo e traumatizam o canal anal.

Por isso, a obstipação intestinal pode trazer alguns problemas para a saúde, e nós preparamos este artigo para explicar quais são eles. Continue lendo para conferir!

Quais são as Complicações da Obstipação Intestinal?

Uma das principais complicações da obstipação intestinal é a formação do fecaloma, uma massa de fezes compactadas e endurecidas que se deposita no intestino reto (que é o final do intestino grosso), impedindo o livre trânsito intestinal. Outras complicações também podem surgir na região anal e no intestino.

A seguir apresentamos os principais problemas que a obstipação pode provocar.

Doença Hemorroidária

As hemorroidas são tecidos compostos principalmente por veias que ficam localizadas no ânus, assim, a doença hemorroidária é o quadro clínico que se manifesta quando essas veias incham em excesso, se projetando ou não para fora do ânus. Também podem sangrar com certa facilidade durante às evacuações.

A obstipação intestinal pode causar a doença hemorroidária devido ao esforço excessivo na hora de evacuar. Também provoca um aumento da pressão no local, fazendo com que elas fiquem inchadas e/ou sangrem.

Fissura e Prolapso Anal

A fissura anal se caracteriza por uma lesão no ânus que se assemelha a um “corte” na mucosa. Ela acontece porque em um quadro de obstipação intestinal, como explicamos, as fezes ficam endurecidas e o seu volume é aumentado, então, na hora de evacuar, elas causam lacerações no revestimento anal. 

O prolapso, por sua vez, acontece quando a parte interna do intestino reto fica exposta, extravasando para fora do ânus. Esse problema também é provocado em função do esforço excessivo na hora de evacuar e do aumento da pressão na região do reto.

Doença Diverticular

A doença diverticular é um problema mais sério que pode ser provocado pela obstipação intestinal. Esse quadro se caracteriza pela formação de pequenas bolsas no intestino, projetando-se em direção à cavidade abdominal. São os divertículos.

Em um quadro de doença diverticular, observando a superfície externa do intestino, podemos ver pequenas deformações parecidas com verrugas, porém, na parte interna elas são ocas. Por isso, podem acumular fezes e favorecer a proliferação de bactérias, o que provoca a diverticulite, que é a inflamação dos divertículos. 

Existe o risco de os divertículos sofrerem rupturas. Quando isso acontece, o conteúdo do intestino, junto com bactérias, é despejado na cavidade abdominal. Em função disso, o paciente pode desenvolver um quadro de infecção, com risco de complicações generalizadas.

Como Tratar a Obstipação Intestinal?

Garantir o bom funcionamento do intestino é muito importante para evitar a obstipação intestinal e as suas complicações. Mas não podemos esquecer que, quando o trânsito intestinal está regular, o intestino aproveita de forma mais adequada os nutrientes e os líquidos contidos nos alimentos que ingerimos, mantendo o equilíbrio da saúde. 

Muitas vezes a obstipação intestinal é provocada por uma dieta desequilibrada, pobre em fibras, composta por muita proteína animal e alimentos industrializados. Logo, a adoção de um cardápio balanceado pode favorecer o funcionamento do intestino.

Entretanto, essa não é a única causa da obstipação intestinal, uma vez que ela também pode ocorrer devido à gravidez, ou pelo fato de uma pessoa ignorar ou postergar espontaneamente a vontade de evacuar pelo constrangimento de usar banheiros públicos, pelo consumo de alguns medicamentos e o sedentarismo.

Até mesmo problemas emocionais, como estresse e ansiedade, além de mudanças temporárias na rotina, como uma viagem, podem interferir no funcionamento do intestino. Sendo assim, é importante identificar quando esse é um problema passageiro e quando acontece com frequência para buscar a ajuda de um especialista.

De toda forma, a adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, a ingestão adequada de água e o cuidado com a saúde mental podem manter o organismo funcionando sem problemas.

Ainda assim, se você perceber que seu intestino é muito preguiçoso, procure a ajuda de um médico. Ele identificará o que está provocando a obstipação intestinal e indicará o que pode ser feito para reverter esse problema e garantir um melhor cuidado com a sua saúde.  Evite usar laxantes ou fórmulas “milagrosas” sem uma orientação médica pois isso também pode trazer sérios problemas à saúde do seu intestino.

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dr. Caio S. R. Nahas
Professor Livre-Docente - Departamento de Gastroenterologia - Hospital das Clinicas - FMUSP; Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia e Colonoscopia.
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
16:59 | 25/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram