Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

O que é Síndrome do Intestino Irritável? Causas e como tratar? Entenda!

14/06/2022

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio crônico atingindo o trato digestivo, com sintomas incômodos e crises frequentes.

Nosso post hoje é sobre isso, e leia sobre as causas e melhor forma de tratar esse problema.

Quais as causas da Síndrome do Intestino Irritável?

É uma doença crônica e as causas ainda não estão totalmente confirmadas. No momento o fator mais evidente é o envolvimento das contrações do intestino.

Na passagem dos alimentos pelo trato digestivo, se as contrações da musculatura do intestino são prolongadas e com força, o indivíduo tem sintomas de diarreia, gases e inchaço abdominal. Se os músculos contraírem pouco, dificultam a passagem dos alimentos, provocando constipação.

Alterações no equilíbrio dos microrganismos da flora intestinal, podem também ser causa da síndrome do intestino irritável. Esses milhões de microrganismo participam da digestão de alimentos.

Alguns outros fatores desencadeiam e podem agravar uma crise, como a ingestão de alimentos a base de lacticínios, trigo, refrigerante, couve; bem como problemas de intolerância ou alergia alimentar, os hábitos alimentares ruins, alterações hormonais e histórico familiar.

Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?

O primeiro e mais importante passo é consultar o médico, para um exame clínico e solicitar exames diagnósticos. Ele também vai orientar sobre os cuidados na alimentação, evitando condimentos, bebidas com gás, feijão, repolho, fritura, gordura e leite, que podem causar distensão e dor abdominal. 

As atividades físicas, podem ajudar na regulação do intestino, melhorando a contração.  O ideal é se exercitar 4 a 5 vezes na semana, por pelo menos, uns trinta minutos. 

Os medicamentos auxiliam no controle dos sintomas, variando de acordo com os sintomas, caso seja uma diarreia ou uma obstipação, e daí a importância do médico para indicar o medicamento mais adequado.

Os sintomas da síndrome do intestino irritável, podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a sensibilidade que cada indivíduo apresenta.

E você já teve síndrome do intestino irritável? Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dr. Manoel Lemes da Silva Neto
CRM 4905/GO Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor Auxiliar do Curso de Medicina Pontifícia Universidade Católica de Goiás Chefe da Cirurgia Aparelho Digestivo no Hospital Santa Casa Misericórdia de Goiânia Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares Membro Associado da Sociedade Brasileiro Cirurgia Oncológica
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:50 | 26/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram