Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Apendicite aguda: quais os principais sintomas da doença? 

04/04/2023

O apêndice está localizado na porção inferior do abdômen e tem a função de abrigar as bactérias intestinais que auxiliam na digestão e previnem infecções. Quando ocorrem problemas em seu funcionamento, o órgão sofre com uma inflamação caracterizada como apendicite aguda.

Quer saber um pouco mais sobre a patologia, descobrir quais são os sintomas e formas de tratamento? Acompanhe o post a seguir!

O que pode causar apendicite aguda?

A apendicite aguda pode ser provocada por diversos fatores, como por exemplo a obstrução do apêndice, que geralmente acontece pelo acúmulo de fezes endurecidas no órgão (fecalito).

Outras possíveis causas do problema são bactérias intestinais e sementes de fruta que não foram bem digeridas e obstruíram a estrutura do órgão, levando a inflamação e até infecção.  

E quais são os sintomas de apendicite aguda?

A dor abdominal é o sintoma mais comum de apendicite aguda, tanto em jovens como em adultos. Em geral, a evolução dos sinais acontece em 72 horas, quando o problema já está em um estágio mais avançado, ou seja, a infecção tornou-se mais grave.

Também podemos destacar como sintomas de apendicite aguda:   

  • Perda de apetite;
  • Cólica severa;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Apatia;
  • Flatulência;
  • Febre;
  • Barriga inchada.

Como outras patologias, a apendicite também deve ser investigada. Por isso, é fundamental estar atento a sinais como esses e consultar o médico imediatamente para um diagnóstico preciso e realização do tratamento adequado.

O diagnóstico é obtido por meio de exames como ultrassonografia abdominal e exame laboratorial, além da análise do histórico do paciente.

Qual o tratamento para apendicite aguda?

A cirurgia é o tratamento indicado para pacientes com apendicite aguda, visando a retirada do apêndice. O procedimento é conhecido como apendicectomia e pode ser programado logo após o diagnóstico. 

Existem três opções para a realização do procedimento, sendo elas:

  • Técnica aberta;
  • Videolaparoscopia;
  • Robótica.

A videolaparoscopia é, atualmente, a mais utilizada na maioria dos casos. Essa é uma técnica minimamente invasiva, com a inserção de uma pequena câmera através de uma incisão no abdômen para visualização do local.

Vale ressaltar que a cirurgia deve ser feita o mais rápido possível para evitar maiores complicações, como a perfuração do apêndice.

Você tem apendicite aguda ou conhece alguém que recebeu o diagnóstico? Compartilhe esse conteúdo!

Foto do Dr. Agnaldo Soares Lima.
Sobre o autor
Dra Juliana de Paula Machado Henrique
Titulações: Titular Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Titular Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, Fellow do American College of Surgeons, Especialista em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo Conta Instagram: @dra.julianahenrique Site: drajuliana.com.br
Está precisando de um Cirurgião Digestivo na sua região?
Busque um especialista clicando aqui!
Doutores | CBCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
07:26 | 22/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram