O apêndice é um pequeno órgão localizado na extremidade do intestino grosso (cólon) e ao lado direito e inferior do abdômen. Quando ocorre a inflamação do órgão, ela é chamada de apendicite aguda.
Mas, quais são as possíveis causas e fatores de risco da apendicite aguda? Vamos esclarecer essas questões no post de hoje. Continue nos acompanhando!
O que pode causar a apendicite aguda?
É possível dizer que a apendicite aguda é uma condição muitas vezes provocada por uma obstrução do apêndice por conta do bolo fecal, fazendo com que alguns sintomas apareçam, como irritação ou inflamação.
Outra provável causa da doença são infecções gastrointestinais, que geralmente são causadas por vírus e também podem ser consideradas como fatores de risco.
E os fatores de risco da apendicite aguda?
Em geral, pessoas de qualquer idade estão propensas a desenvolver a doença, que se torna mais frequente em um intervalo entre os 10 e 30 anos de idade. Por isso, ao surgir uma dor abdominal aguda, é importante consultar imediatamente o médico.
Quais os sintomas de apendicite aguda?
Além da dor abdominal, como já citamos anteriormente, o indivíduo também pode apresentar sintomas como:
- Perda de apetite;
- Náuseas;
- Vômito;
- Diarreia;
- Flatulência ou cólica forte;
- Distensão abdominal;
- Febre baixa.
Como o tratamento é realizado?
O tratamento é cirúrgico e tem como objetivo a remoção do apêndice para que sejam evitadas infecções e complicações.
A cirurgia é denominada como apendicectomia, realizada por meio de incisões no abdômen do paciente ou por vídeo laparoscopia, um método menos invasivo, onde uma pequena câmera é inserida
O tempo de internação é de um a dois dias. Também pode ser indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos após o procedimento.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Dúvidas? Deixe um comentário abaixo.