A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio crônico atingindo o trato digestivo, com sintomas incômodos e crises frequentes.
Nosso post hoje é sobre isso, e leia sobre as causas e melhor forma de tratar esse problema.
Quais as causas da Síndrome do Intestino Irritável?
É uma doença crônica e as causas ainda não estão totalmente confirmadas. No momento o fator mais evidente é o envolvimento das contrações do intestino.
Na passagem dos alimentos pelo trato digestivo, se as contrações da musculatura do intestino são prolongadas e com força, o indivíduo tem sintomas de diarreia, gases e inchaço abdominal. Se os músculos contraírem pouco, dificultam a passagem dos alimentos, provocando constipação.
Alterações no equilíbrio dos microrganismos da flora intestinal, podem também ser causa da síndrome do intestino irritável. Esses milhões de microrganismo participam da digestão de alimentos.
Alguns outros fatores desencadeiam e podem agravar uma crise, como a ingestão de alimentos a base de lacticínios, trigo, refrigerante, couve; bem como problemas de intolerância ou alergia alimentar, os hábitos alimentares ruins, alterações hormonais e histórico familiar.
Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?
O primeiro e mais importante passo é consultar o médico, para um exame clínico e solicitar exames diagnósticos. Ele também vai orientar sobre os cuidados na alimentação, evitando condimentos, bebidas com gás, feijão, repolho, fritura, gordura e leite, que podem causar distensão e dor abdominal.
As atividades físicas, podem ajudar na regulação do intestino, melhorando a contração. O ideal é se exercitar 4 a 5 vezes na semana, por pelo menos, uns trinta minutos.
Os medicamentos auxiliam no controle dos sintomas, variando de acordo com os sintomas, caso seja uma diarreia ou uma obstipação, e daí a importância do médico para indicar o medicamento mais adequado.
Os sintomas da síndrome do intestino irritável, podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a sensibilidade que cada indivíduo apresenta.
E você já teve síndrome do intestino irritável? Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe conosco!