A hérnia de hiato é definida como o deslocamento do estômago por meio do hiato esofágico. Em outras palavras, é quando o estômago passa da cavidade abdominal para a cavidade torácica.
Quer saber mais sobre a hérnia de hiato e descobrir quando é necessário operá-la? Então, continue acompanhando o post de hoje!
Como a Hérnia de Hiato é formada?
Há uma musculatura que separa o tórax do abdômen que recebe o nome de diafragma. Ele apresenta um orifício por onde passa o esôfago, chamado hiato esofágico.
Por sua vez, o esôfago é o órgão responsável por levar o alimento recém-ingerido até o estômago.
Por existirem ligamentos que mantém a parte inferior do esôfago no lugar correto, dentro do abdômen, pode acontecer de essas estruturas sofrerem algum tipo de relaxamento.
Em casos como este, o hiato esofágico pode se alargar, permitindo que a parte final do esôfago, o estômago, e até outros órgãos, escapem pelo orifício e entrem no tórax, formando assim a hérnia hiatal. O grande problema nesse caso não é exatamente a presença da hérnia, mas as consequências do relaxamento dessa região. Nas hérnias de hiato sintomáticas o conteúdo ácido do estômago reflui (entra) para o esôfago causando os sintomas do chamado refluxo gastroesofágico.
Quais os sintomas e quem são as pessoas propensas a ter Hérnia de Hiato?
Em geral, pessoas mais velhas, acima do peso e mulheres que tiveram muitas gravidezes são mais propensas a ter hérnia de hiato.
Por mais que alguns casos sejam assintomáticos, ou seja, não existam sintomas, em alguns indivíduos podem surgir alguns sinais que indicam uma hérnia. Entre eles:
- Eructações ou arrotos;
- Azia;
- Refluxo de ácidos estomacais, alcançando a garganta;
- Sensação de vômito.
Quando é necessário operar?
Em casos onde a hérnia de hiato provoca sintomas de refluxo gastroesofágico, é realizado um tratamento com medicamentos para ajudar a reduzir a quantidade de ácido produzido pelo estômago.
Se uma hérnia é pequena e assintomática, o procedimento cirúrgico não é necessário.
Entretanto, quando ela apresenta um tamanho significativo, podendo comprometer outros órgãos e a qualidade de vida, além de sintomas que não melhoram com as medicações tomadas de maneira correta e por tempo adequado, a cirurgia pode se fazer necessária.
Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para a correção da hérnia e somente o médico poderá avaliar e discutir com o paciente qual a mais indicada.
Em geral, o procedimento cirúrgico pode ser feito por videolaparoscopia ou plataforma robótica, com o objetivo de reposicionar o estômago e o esôfago, realizando a correção do problema que atingiu o diafragma.
Como evitar a Hérnia de Hiato?
Para prevenir os sintomas do refluxo gastroesofágico é importante evitar alimentos gordurosos, frituras, condimentados, diminuir o consumo de bebidas gaseificadas, não fumar, não ingerir muito líquido durante as refeições, manter uma alimentação equilibrada, e não se deitar logo após a ingestão alimentar.
Se você tem ou já teve hérnia de hiato, conte-nos: foi necessário operar? Como foi o tratamento?
Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo de hoje!