A Gastrectomia é um procedimento cirúrgico que visa a remoção completa ou de apenas uma porção do estômago. A principal indicação da cirurgia hoje em dia é para a remoção de tumores. Quando necessário, também são removidos alguns órgãos como baço e pâncreas em conjunto.
Para entender um pouco melhor sobre o procedimento e saber quando ele é indicado, acompanhe o post de hoje!
Gastrectomia: como funciona a cirurgia?
Antes de liberar o paciente para o procedimento cirúrgico, o médico irá levantar todos os antecedentes médicos, avaliar a condição física e nutricional do paciente e solicitar exames laboratoriais e de imagem.
O paciente que necessita de cirurgia de gastrectomia deve evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas, para que os resultados sejam positivos. Uma vez indicada a necessidade da remoção do estomago, o médico definirá a via de acesso mais adequado, que poderá ser por meio de cirurgia aberta, laparoscópica ou Robótica.
A cirurgia Aberta ou convencional é feita por uma única incisão abdominal para que se realize a manipulação do estômago e órgãos vizinhos. Já as técnicas Laparoscópica e Robótica, também conhecidas como minimamente invasivas, realizam o mesmo procedimento porem acessam o abdome através de pequenas incisões e pinças especiais, promovendo menos dor e proporcionando uma recuperação mais rápida.
Independente do tipo de cirurgia a ser feita, em todos os procedimentos o paciente recebe anestesia geral, e tem duração média de duas a três horas. No pós-operatório que dura de 5 a 7 dias, o paciente realiza a reintrodução alimentar e a reabilitação com auxílio de medicamentos e fisioterapia.
Se o conteúdo foi esclarecedor, não deixe de continuar nos acompanhando e nos seguir em nossas redes sociais!