Você sabe o que é hérnia de hiato? Hérnia de hiato é caracterizada como a porção do estômago projetada acima do diafragma, apresentando dois principais tipos: a hérnia por deslizamento e a paraesofágica.
E o que pode causar esse tipo de problema? É necessário o tratamento cirúrgico? Falaremos sobre esse assunto no artigo de hoje. Acompanhe a seguir!
Tipos de hérnia de hiato
Conforme dissemos, existem dois tipos de hérnia de hiato, sendo eles a hérnia por deslizamento e a hérnia paraesofágica. No caso da hérnia por deslizamento, ocorre a migração da junção esofagogástrica, que deveria estar abaixo do diafragma e acaba sendo projetada acima dele.
Com relação à hérnia de hiato paraesofágica, a porção que faz a junção entre esôfago e estômago segue abaixo do diafragma, porém uma parte do estômago extravasa e se posiciona ao lado do esôfago.
Quais os sintomas de hérnia de hiato?
Geralmente, a hérnia de hiato apresenta sintomas semelhantes aos do refluxo gastroesofágico, sendo os principais:
● Indigestão;
● Regurgitação;
● Azia.
Porém, esses sinais se manifestam de maneira leve e muitas vezes, em casos de hérnia por deslizamento, nem aparecem.
Como funciona o tratamento?
Não é sempre que a hérnia de hiato precisa de tratamento cirúrgico, exceto quando provoca sintomas de refluxo.
Assim sendo, são indicados medicamentos para minimizar a quantidade de ácido produzido pelo estômago, entre outras medidas como:
● Manter uma alimentação saudável;
● Cuidar da saúde corporal;
● Evitar o excesso de bebidas alcoólicas;
● Não fumar;
● Evitar deitar ou fazer exercícios após as refeições;
● Não ingerir alimentos que podem provocar refluxo (refrigerante, café, etc).
Quando a cirurgia é necessária?
A cirurgia de hérnia de hiato é indicada quando seu tamanho é igual ou maior que 5 centímetros. Ou ainda quando o refluxo não pode ser controlado com o tratamento convencional.
Essa intervenção cirúrgica pode ser realizada por via convencional ou minimamente invasiva, por vídeolaparoscopia ou técnica robótica.
Atualmente, a videolaparoscopia é a técnica mais utilizada pelos cirurgiões digestivos. Durante o procedimento, são feitas pequenas incisões no abdômen do paciente e através de uma câmera o cirurgião tem acesso a região e realiza a correção da hérnia.
Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!
Compartilhe o conteúdo para que essa informação alcance mais pessoas!