O apêndice é um órgão localizado na primeira porção do intestino grosso, com um formato fino e longo. Quando ocorre a inflamação do órgão, que se desenvolve e tem uma maior incidência em indivíduos jovens, surge um quadro de apendicite.
Mas, o que pode causar a doença e qual seria a melhor forma de tratamento? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Acompanhe!
Quais as possíveis causas de apendicite?
A apendicite é caracterizada como um processo inflamatório que atinge o apêndice. Mesmo não sendo possível identificar uma causa específica, podemos dizer que a obstrução na parede interior do órgão, que pode ser causada por verme, gordura, fezes ou tumor, é um dos fatores que contribuem.
Essa condição também pode ocorrer devido à infecções no trato gastrointestinal, que surgem por conta de bactérias, fungos ou vírus. Neste caso, conforme o processo inflamatório acelera, a infecção evolui e faz com que o órgão se torne inchado, com acúmulo de pus.
E quais são os sintomas de apendicite?
Sabia que a apendicite pode evoluir em 72 horas? E quando em estágio mais avançado, corre-se o risco de haver uma perfuração ou bloqueio. Por isso, é importante estar atento aos principais sintomas, como por exemplo:
- Náuseas;
- Apatia;
- Vômito;
- Febre;
- Falta de apetite.
Outro sinal de apendicite, bastante característico e pontual, é a dor no abdômen, que se manifesta na região central e se espalha para o lado direito inferior, provocando uma dor imensa.
Como tratar a apendicite?
Em geral, o tratamento mais indicado para a apendicite é a cirurgia para a retirada do órgão. Assim sendo, logo após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para um procedimento denominado apendicectomia.
Neste caso, a apendicectomia pode ser realizada por meio da técnica convencional (aberta), videolaparoscopia ou robótica, sendo as duas últimas menos invasivas. A videolaparoscopia é uma das opções mais utilizadas na maioria dos casos.
Mas, é importante estar atento aos sintomas iniciais, pois esse é um tipo de inflamação que evolui de forma rápida e se não receber o tratamento adequado, as chances de o apêndice se romper podem aumentar.
O conteúdo foi esclarecedor? Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar!