Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Superando as pedras: Cálculos na vesícula tem solução

23/10/2019

Poucas dores podem ser tão intensas quanto um cálculo mal posicionado dentro da vesícula. Elas surgem quando existe um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile. A bile é produzida no fígado e ajuda na digestão de alimentos gordurosos.

Eventualmente, pode haver um excesso de produção de bile, que não é completamente eliminada pelo corpo. Esse excesso se deposita na vesícula e, com o acúmulo de detritos, pode calcificar na forma de pequenas pedras.

Com sorte, esse acúmulo pode ser assintomático – se permanecer na vesícula, as pedras ficam assentadas e nada provocam. Entretanto, dependendo do seu tamanho, forma e posição no órgão, se essas pedras entupirem o duto biliar impedindo a passagem da bile para o intestino, dores imensas podem surgir e seu nível dificilmente é tolerado por muito tempo.

A dor é o sintoma mais intenso, e o grande sinal vermelho dessa condição – mesmo que o paciente tolere, se a dor se estender por mais do que duas horas, pode ser indicativo de uma complicação séria, e atendimento médico se faz urgente.

Entretanto, a dor pode não ser a única manifestação do corpo. O entupimento do duto biliar também se revela através de náusea, vômito, icterícia, além de pancreatite aguda e, claro, a inflamação e subsequente infecção da vesícula.

Uma ultrassonografia ou uma ecografia do abdômen são as melhores maneiras de detectar as pedras na vesícula, embora não sejam 100% precisas. O ideal é manter hábitos saudáveis de alimentação e comportamento que previnam esse tipo de condição.

A única forma de tratar as pedras na vesícula é através da retirada do órgão. O CBCD alerta para tratamentos alternativos, como litotripsia e medicamentos de dissolução não dão bons resultados e ainda atrasam a opção pelo tratamento correto.

Se existe suspeita ou dúvida sobre as pedras na vesícula, entre em no site do CBCD e agende sua consulta com um de nossos médicos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
07:26 | 22/04/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram