Curso presencial
Inscrição gratuita
Data: 19 e 20 de maio
Local: Rua Visconde de Silva, nº 52 – Botafogo, Rio de Janeiro-RJ (auditório no Prédio do CBC)
Programa Completo:
19 DE MAIO – SEXTA-FEIRA
NUTRIÇÃO EM CIRURGIA
Moderador: Dr. Ramiro Colleoni - Professor Adjunto da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Diretor de Comunicação do CBCD.
16:00 - 16:30
Pré-habilitação e imunonutrição
Dr. Antonio Carlos L. Campos – Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná e Presidente do CBCD.
Dr. Pedro Portari – Prof. adjunto do Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina e Cirurgia da Unirio. Chefe da Cirurgia Geral do Hospital Universitário Gaffree e Guinle UNIRIO. Vice-presidente do CBC.
ESÔFAGO E ESTÔMAGO
Moderador: Dr. Richard R. Gurski - Professor do Departamento de Cirurgia da UFRGS, Chefe do Grupo de Esôfago e Estômago do HCPA, Diretor de Relações Internacionais do CBCD.
Debatedor 1: Dr. Luis Gustavo Oliveira- Coordenador do programa de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Federal de Ipanema. Mestre em Cirurgia Abdominal pela UFRJ. Diretor do Núcleo Central do CBC. TCBC, TSBCBM, FACS, Membro CBCD
Debatedor 2: Dr. Rubens Sallum - Membro Titular do CBCD. Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor do Serviço de Cirurgia do Esôfago do Hospital das Clínicas da FMUSP. Tesoureiro do CBCD.
16:30 – 16:50
Quando considerar intratabilidade clínica na DRGE e indicar tratamento cirúrgico?
Dr. Fernando Madureira - mestre e doutor em cirurgia pela UFRJ, prof. associado de cirurgia da UNIRIO. pode acrescentar chefe da Unidade de Cirurgia do HU Gaffrée Guinle.
16:50 – 17:10
Câncer da junção esofagogástrica
Dr. Paulo Kassab – Professor Titular, Livre Docente, Chefe da Área de Cirurgia Gastroesofágica e Bariátrica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Presidente Eleito - Biênio 2025/2026 do CBCD.
17:10 – 17:30
Tratamento cirúrgico das grandes hérnias hiatais
Dr. Ronaldo Mafia Cuenca – Membro Titular e Especialista do CBCD e CBC. Diretor de defesa profissional do CBCD. Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR. Professor Adjunto da UNB.
17:30 – 17:50
Esofagectomia no câncer esofágico
Dr. Rubens Sallum - Membro Titular do CBCD. Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor do Serviço de Cirurgia do Esôfago do Hospital das Clínicas da FMUSP. Tesoureiro do CBCD.
17:50 – 18:00 - Discussão
18:00 – 18:20 - Intervalo
CIRURGIA BARIÁTRICA
Moderador: Dr. Paulo A. N. Nassif - Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba.Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM e Diretor Científico do CBCD.
Debatedor: Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.
Debatedor: Ronaldo Mafia Cuenca - Membro Titular e Especialista do CBCD e CBC. Diretor de defesa profissional do CBCD. Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR. Professor Adjunto da UNB.
18:20– 18:40
Detalhes técnicos da gastrectomia vertical
Dr. Paulo A. N. Nassif - Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba. Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM e Diretor Científico do CBCD.
18:40 – 19:00
Detalhes técnicos do bypass gástrico em Y-de-Roux
Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.
19:00 – 19:20
Endoscopia - Como evitar e tratar fístulas na cirurgia bariátrica
Dr. Newton Teixeira - Membro da Câmara Técnica de Endoscopia Digestiva do Estado do Rio de Janeiro - CRM-RJ. EX- Membro do Núcleo de Endoscopia Bariátrica da SOBED
Membro TITULAR SOBED, SBCBM.
19:20 – 19:40
Critérios objetivos atuais para indicação da cirurgia metabólica
Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.
19:40 – 20:00
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica? Para os indicados a fazer cirurgia bariátrica, se não fizerem, o que acontece?
Dr. Luis Gustavo Oliveira - Coordenador do programa de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Federal de Ipanema. Mestre em Cirurgia Abdominal pela UFRJ. Diretor do Núcleo Central do CBC. TCBC, TSBCBM, FACS, Membro CBCD.
20 DE MAIO – SÁBADO
SESSÃO DE VÍDEOS
Moderador: Dr. Paulo A. N. Nassif - Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba. Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM e Diretor Científico do CBCD.
Debatedor 1: Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.
Debatedor 2: Dr. Ronaldo Mafia Cuenca - Membro Titular e Especialista do CBCD e CBC. Diretor de defesa profissional do CBCD. Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR. Professor Adjunto da UNB.
Debatedor 3: Dr. Richard R. Gurski - Professor do Departamento de Cirurgia da UFRGS, Chefe do Grupo de Esôfago e Estômago do HCPA, Diretor de Relações Internacionais do CBCD.
Debatedor 4: Dr. Paulo Kassab - Professor Titular, Livre Docente, Chefe da Área de Cirurgia Gastroesofágica e Bariátrica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Presidente Eleito - Biênio 2025/2026 do CBCD.
8:30 – 8:45
Migração do estomago excluso para o tórax
8:45 – 9:00
Discussão
SITUAÇÕES DE DIFÍCIL ABORDAGEM
9:00 – 9:15
No bypass gastrojejunal em Y-de-Roux
9:15 – 9:30
Na gastrectomia vertical
9:30 – 9:45
Discussão
SITUAÇÕES DE DIFÍCIL ABORDAGEM
9:45 – 10:00
Em esofagectomia
10:00 – 10:15
Na migração da fundoplicatura
10:15 – 10:45
Intervalo
10:45 – 11:00
Na hernia interna
11:00 – 11:15
Na migração do tubo gástrico após gastrectomia vertical
11:15 – 11:40
Discussões finais
Encerramento
Faça sua inscrição:
APOIO:
Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.