Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Cirurgia do Esôfago, Estômago e Bariátrica

Curso presencial

Inscrição gratuita

Data: 19 e 20 de maio

Local: Rua Visconde de Silva, nº 52 – Botafogo, Rio de Janeiro-RJ (auditório no Prédio do CBC)

Programa Completo:

19 DE MAIO – SEXTA-FEIRA

NUTRIÇÃO EM CIRURGIA

Moderador: Dr. Ramiro Colleoni - Professor Adjunto da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Diretor de Comunicação do CBCD.

16:00 - 16:30

Pré-habilitação e imunonutrição

Dr. Antonio Carlos L. Campos – Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná e Presidente do CBCD.

Dr. Pedro Portari – Prof. adjunto do Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina e Cirurgia da Unirio. Chefe da Cirurgia Geral do Hospital Universitário Gaffree e Guinle UNIRIO. Vice-presidente do CBC.

ESÔFAGO E ESTÔMAGO

Moderador: Dr. Richard R. Gurski - Professor do Departamento de Cirurgia da UFRGS, Chefe do Grupo de Esôfago e Estômago do HCPA, Diretor de Relações Internacionais do CBCD.

Debatedor 1: Dr. Luis Gustavo Oliveira- Coordenador do programa de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Federal de Ipanema. Mestre em Cirurgia Abdominal pela UFRJ. Diretor do Núcleo Central do CBC. TCBC, TSBCBM, FACS, Membro CBCD

Debatedor 2: Dr. Rubens Sallum - Membro Titular do CBCD. Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor do Serviço de Cirurgia do Esôfago do Hospital das Clínicas da FMUSP. Tesoureiro do CBCD.

16:30 – 16:50

Quando considerar intratabilidade clínica na DRGE e indicar tratamento cirúrgico?

Dr. Fernando Madureira - mestre e doutor em cirurgia pela UFRJ, prof. associado de cirurgia da UNIRIO. pode acrescentar chefe da Unidade de Cirurgia do HU Gaffrée Guinle.

16:50 – 17:10

Câncer da junção esofagogástrica

Dr. Paulo Kassab – Professor Titular, Livre Docente, Chefe da Área de Cirurgia Gastroesofágica e Bariátrica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Presidente Eleito - Biênio 2025/2026 do CBCD.

17:10 – 17:30

Tratamento cirúrgico das grandes hérnias hiatais

Dr. Ronaldo Mafia Cuenca – Membro Titular e Especialista do CBCD e CBC. Diretor de defesa profissional do CBCD. Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR. Professor Adjunto da UNB.

17:30 – 17:50

Esofagectomia no câncer esofágico

Dr. Rubens Sallum - Membro Titular do CBCD. Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor do Serviço de Cirurgia do Esôfago do Hospital das Clínicas da FMUSP. Tesoureiro do CBCD.

17:50 – 18:00 - Discussão

18:00 – 18:20 - Intervalo

CIRURGIA BARIÁTRICA

Moderador: Dr. Paulo A. N. Nassif - Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba.Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM e Diretor Científico do CBCD.

Debatedor: Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.

Debatedor: Ronaldo Mafia Cuenca - Membro Titular e Especialista do CBCD e CBC. Diretor de defesa profissional do CBCD. Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR. Professor Adjunto da UNB.

18:20– 18:40

Detalhes técnicos da gastrectomia vertical

Dr. Paulo A. N. Nassif - Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba. Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM e Diretor Científico do CBCD.

18:40 – 19:00

Detalhes técnicos do bypass gástrico em Y-de-Roux

Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.

19:00 – 19:20

Endoscopia - Como evitar e tratar fístulas na cirurgia bariátrica

Dr. Newton Teixeira - Membro da Câmara Técnica de Endoscopia Digestiva do Estado do Rio de Janeiro - CRM-RJ. EX- Membro do Núcleo de Endoscopia Bariátrica da SOBED

Membro TITULAR SOBED, SBCBM.

19:20 – 19:40

Critérios objetivos atuais para indicação da cirurgia metabólica

Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.

19:40 – 20:00

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica? Para os indicados a fazer cirurgia bariátrica, se não fizerem, o que acontece?

Dr. Luis Gustavo Oliveira - Coordenador do programa de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Federal de Ipanema. Mestre em Cirurgia Abdominal pela UFRJ. Diretor do Núcleo Central do CBC. TCBC, TSBCBM, FACS, Membro CBCD.

20 DE MAIO – SÁBADO

SESSÃO DE VÍDEOS

Moderador: Dr. Paulo A. N. Nassif - Professor Adjunto de clínica Cirúrgica da Faculdade Mackenzie. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital do Rocio e do Hospital universitário Mackenzie de Curitiba. Membro titular do CBCD, CBC E SBCBM e Diretor Científico do CBCD.

Debatedor 1: Dr. Flavio Kawamoto - Titular especialista do CBCD. Médico assistente da unidade de cirurgia bariátrica e metabólica do HCFMUSP.

Debatedor 2: Dr. Ronaldo Mafia Cuenca - Membro Titular e Especialista do CBCD e CBC. Diretor de defesa profissional do CBCD. Mestre e Doutor em clínica cirúrgica pela UFPR. Professor Adjunto da UNB.

Debatedor 3: Dr. Richard R. Gurski - Professor do Departamento de Cirurgia da UFRGS, Chefe do Grupo de Esôfago e Estômago do HCPA, Diretor de Relações Internacionais do CBCD.

Debatedor 4: Dr. Paulo Kassab - Professor Titular, Livre Docente, Chefe da Área de Cirurgia Gastroesofágica e Bariátrica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Presidente Eleito - Biênio 2025/2026 do CBCD.

8:30 – 8:45

Migração do estomago excluso para o tórax

8:45 – 9:00

Discussão

SITUAÇÕES DE DIFÍCIL ABORDAGEM

9:00 – 9:15

No bypass gastrojejunal em Y-de-Roux

9:15 – 9:30

Na gastrectomia vertical

9:30 – 9:45

Discussão

SITUAÇÕES DE DIFÍCIL ABORDAGEM

9:45 – 10:00

Em esofagectomia

10:00 – 10:15

Na migração da fundoplicatura

10:15 – 10:45

Intervalo

10:45 – 11:00

Na hernia interna

11:00 – 11:15

Na migração do tubo gástrico após gastrectomia vertical

11:15 – 11:40

Discussões finais

Encerramento

Faça sua inscrição:

APOIO:

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado em:
15:05 | 01/12/2023
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram