Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

CBCD alerta que a tela ‘Physiomesh’ foi retirada do mercado e não deve ser mais usada, mesmo se estiver em estoque nos hospitais

08/06/2016

O CBCD está informando os seus associados de que a tela ‘Physiomesh’ empregada em cirurgia laparoscópica foi retirada do mercado por solicitação da Equipe de Segurança Médica Ethicon e não deve ser mais utilizada, pelo índice não usual de recidivas, constatado em dois grandes registros independentes sobre hérnia.

A nota do CBCD, que é assinada em nome da instituição pelo professor Nicolau Gregori Czeczko, próximo presidente do CBCD, diz:

“O CBCD vem, por meio desta, informar os seus sócios que a Ethicon retirou do mercado a tela Physiomesh em nível mundial.

Estudos recentes apresentaram índices de recidiva elevados na cirurgia videolaparoscopica na qual houve emprego dessa tela.

Recomenda-se a não utilização do produto Ethicon Physiomesh Tela Composta Flexível em cirurgias”.

O professor Nicolau Gregori Czeczko aconselha o acompanhamento normal dos pacientes que porventura tiverem recebido o dispositivo médico e lembra que o produto é aprovado pela Anvisa, o que tornava o seu emprego pelo cirurgião, até agora, absolutamente legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:50 | 26/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram