Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Ascite refratária

21/05/2021

A grande notícia de hoje é para quem trabalha na área de transplante, de cirurgia de fígado e trata doentes com cirrose e ascite refratária.

O que é ascite refratária?

A ascite refratária é quando o sódio urinário está muito baixo, mesmo com restrição de sal, abaixo de 80 mEq na urina de 24 horas, com uso não responsivo a diuréticos em altas doses e que faz em paracentese de repetição o que tem interotórax.

Nesses pacientes, a sobrevida de um ano é muito ruim. Existem publicações mostrando que esses pacientes têm uma mortalidade altíssima.

No Hospital das Clínicas, os doentes listados com ascite refratária tinham uma mortalidade que chegou a 70% em certo período.

Recentemente, a mortalidade caiu para 40%, mas ainda é muito alta porque quando eles chegam nessa situação, precisam transplantar muito rapidamente.

Portaria que possibilita um transplante rápido

Depois de muita luta junto ao ministério, saiu uma portaria que possibilita o doente com ascite refratária receber uma classificação de 29 pontos e transplantar muito rapidamente.

Portanto, se algumas regiões ganharem essa situação especial dos serviços de transplante e fizerem um pedido junto com as câmaras técnicas estaduais, os doentes vão transplantar em poucas semanas ou um mês.

Essa é uma notícia muito boa e que vai salvar muitas vidas. Se você tem doente que faz paracentese, que faz o uso de diurético e não responde bem, encaminhe logo para o serviço da sua região que faz transplante de fígado para que esse doente possa ser transplantado em boas condições clínicas porque o prognóstico da ascite refratária quando já faz paracentese é muito sombrio.

Deixaremos uma pequena nota com alguns artigos interessantes para que você possa entender a importância dessa portaria que dá 29 pontos para ascite refratária com direito a um transplante quase que imediatamente.

Nós gostaríamos parabenizar o Sistema Nacional de Transplantes por essa portaria que resgata uma luta muito antiga dos transplantadores do país.

Nos siga nas redes sociais: https://linktr.ee/cbcdigestivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:50 | 26/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram