HOME
ÁREA DO ASSOCIADO entrar>
ASSOCIE-SE AO CBCD

RESIDÊNCIA MÉDICA

OBJETIVOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

A Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo objetiva, levando em consideração a necessidade de treinamento em serviço, permitir ao médico:

  1. Aculturar com enfoque profilático e terapêutico à fisiopatologia das afecções do aparelho digestivo incorporando os conhecimentos específicos relativos aos órgãos envolvidos como faringe, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, fígado, pâncreas, colon, reto, região anal e obesidade mórbida.

  2. Conhecer e dominar os procedimentos referentes aos cuidados pré, intra e pós-operatórios dos pacientes a serem submetidos a cirurgia do aparelho digestivo.

  3. Treinamento na aplicação dos procedimentos cirúrgicos empregados no tratamento das afecções cirúrgicas do aparelho digestivo, permitindo-lhe o adestramento na realização de intervenções mais complexas tais como esofagectomias, gastrectomias totais, hepatectomias, pancreatectomias, colectomias totais, amputações abdomino perineais, reconstrução do trânsito digestivo alto e baixo nas diferentes situações, re-operações sobre o trato digestivo e cirurgia para obesidade mórbida.

  4. Conhecer e dominar as técnicas de preparo e suporte nutricional.

  5. Aculturar-se com os métodos de imagem como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, colangiopancreatografia endoscópica, ultrassonografia, tomografia, ressonância nuclear magnética, no sentido de diagnosticar as alterações e afecções digestivas, bem como conduzir procedimentos mini-invasivos orientados por estes métodos de imagem, além de saber aplicá-los no diagnóstico e tratamento de complicações pós-operatórias em cirurgia digestiva.

  6. Poder avaliar as diferentes afecções digestivas oncológicas (tumores benignos e malignos), aplicando o procedimento ideal para uma mesma afecção de acordo com o seu estadiamento.

  7. Adquirir capacidade de atuar nas situações emergenciais em cirurgia do aparelho digestivo e geral, podendo oferecer apoio nas internações de especialidades correlatas como:

    1. Intercorrências em atos toco-ginecológicos (lesão de víscera digestiva, sangramentos)
    2. Intercorrências em cirurgia urológica (reconstrução de bexiga e ureter)
    3. Intercorrências em cirurgia de cabeça e pescoço (reconstrução do trânsito digestivo após ablações da oro faringe)
    4. Intercorrências em cirurgia vascular (quadros de abdome agudo vascular) e assim por diante.

  8. Adquirir capacidade e treinamento para atuar em Videocirurgia, mais especificamente a cirurgia videolaparoscópica e laparoscopia diagnóstica.


COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA - CBCD

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 6º andar - salas 10 e 11
CEP: 01318-901 - Bela Vista - São Paulo/SP
Prédio da Associação Paulista de Medicina - APM

Copyright 2016


+55 (11) 3289 0741
+55 (11) 3266 6201
+55 (11) 3288 8174

secretaria@cbcd.org.br

diretoria@cbcd.org.br