HOME
ÁREA DO ASSOCIADO entrar>
ASSOCIE-SE AO CBCD

ANO II - FEVEREIRO 2017


[NO CBCD] [FEVEREIRO 2017]

DISCURSO DE POSSE DO PROF. NICOLAU GREGORI CZECZKO

UT OMNES UNUM SINT
Para que todos sejam um

Com a epígrafe da logomarca do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva saúdo-o, Presidente Bruno Zilbertein, estendendo esta a todos os presentes.

Ser CBCD é ter orgulho de pertencer a um Colégio de Cirurgiões, especialistas em cirurgia digestiva, que dedica-se a ser melhor a cada dia, para ajudar ao próximo no melhor que a arte médica e o conhecimento atual nos constituem.

Ao iniciar esta jornada de representação dos nossos mais de 3.300 sócios, quero agradecer a pessoas que fizeram isto possível e à diretoria atual.

Prof. Delta Madureira Filho, próximo presidente eleito, vamos trabalhar juntos dando continuidade a gestões brilhantes que elevaram o CBCD no âmbito científico nacional. Prof. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, vós que encabeçais a diretoria atual, sois o esteio do trabalho conjunto que iremos executar. Cito o time que irá dar continuidade às ações vitoriosamente desenvolvidas: Jacob, Orlando, Paulo Herman, Marco Aurélio, Malafaia, Andreollo, Bresciani, Chain, Ramiro, Wellinton, Ronaldo, José Eduardo, Álvaro Ferraz, Sallum, Leandro e agradecendo aos vice-presidentes regionais, Fernando Siqueira, Jorge Ohana, Enio Chaves, Malheiros e Antônio Campos, saúdo a todos os 21 presidentes de capítulos do CBCD no Brasil.

Somos de uma geração privilegiada. Vivemos um tempo de mudanças magníficas. Se na década de 70 discutíamos se a reconstrução pós-gastrectomia deveria ser a Hoffmeister-Finsterer ou Reichel-Polya, com ou sem anastomose de Braun e rodávamos as provas dos alunos em mimeógrafo, abandonamos o colecistograma oral e tínhamos diagnósticos por ecografia. Na década de 80 passamos a tratar as úlceras pépticas com cimetidina, usávamos Bip, dávamos aulas com carrossel Kodak e slides com viragem em azul. Enfrentamos as dificuldades da década de 90, reaprendendo a operar pela videolaparoscopia e reestudando a fisiopatologia gástrica com o Helicobacter pylori e apresentando as cirurgias em vídeos nas fitas VHS ou Betamax.

Entramos no século 21 com o telefone celular, o abandono da busca bibliográfica tradicional e a comodidade da pesquisa na internet, as aulas já eram em CD e os diagnósticos pela ressonância magnética. Começamos na primeira década a aprender a operar com robô; as nossas fotografias e vídeos já eram digitais e a maioria das cirurgias laparotômicas eram realizadas laparoscopicamente com a mesma técnica operatória.

Chegamos à segunda década do século 21 ancorados nas Semanas Brasileiras do Aparelho Digestivo anuais. Com a comunicação por e-mail e WebEx, a comunicação imediata por WhatsApp e Telegram e a exposição pelo nosso site e Facebook, temos visibilidade nacional.

O objetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva é atender de todas as formas os seus sócios e para tanto o foco é: comunicação, divulgação e atualização. O implemento de todas estas formas de comunicação faz parte de um esforço contínuo. Somos 1105 membros de um grupo do Telegram que o Prof. Zilberstein formou e no qual discute-se temas cirúrgicos. Este grupo aumenta diariamente e está tornando-se uma união científica do CBCD. O curso continuado já planejado para 2017 e o curso de especialização em cirurgia do aparelho digestivo são portas abertas para divulgação de conhecimento aos cirurgiões.

Obrigado a todos que com seu esforço e dedicação construíram este legado, o qual será cada vez mais implementado.

Das missões e valores do CBCD, dignamente nascidos pela sabedoria do Prof. Henrique Walter Pinotti, solidifica-se que a história é mestre da vida e portanto, Presidente Malafaia, Presidente Gama-Rodrigues; Presidente Savassi Rocha; Presidente Júlio Coelho; Presidente Angelita Habr-Gama; Presidente Andreollo; Presidente Cleber Kruel; presidente Cecconello e presidente Zilbersten, a minha homenagem ao trabalho abnegado que fizeram.

Sinto-me honrado de ter aprendido trabalhando juntos, vamos continuar unidos. Fui testemunha do quanto os senhores fizeram, somos testemunhas do quanto fazem no dia-a-dia e de como edificaram a história do CBCD. Desta história vem o nosso presente e da união de todos – somos um!

Obrigado

CONFIRA AS FOTOS DOS EVENTOS DO CBCD: SIMPOSIO NACIONAL E POSSE DA NOVA DIRETORIA AQUI



COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA - CBCD

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 6º andar - salas 10 e 11
CEP: 01318-901 - Bela Vista - São Paulo/SP
Prédio da Associação Paulista de Medicina - APM

Copyright 2016


+55 (11) 3289 0741
+55 (11) 3266 6201
+55 (11) 3288 8174

secretaria@cbcd.org.br

diretoria@cbcd.org.br